terça-feira, 13 de março de 2012

Santé - A Arte de Harmonizar

Santé... a mais nova enoteca da cidade abre as suas portas em grande estilo. A casa (antiga Expand/Cave Bistro) trouxe para a reinauguração o curso "Essencial de Vinhos", a cargo do sommelier Cassiano Contador, - da World Wine Group, entre os dias 07 e 08 de março e para o encerramento promoveu um excelente jantar harmonizado no dia 09 de março.


Não bastasse o menu, afinadíssimo, o serviço é excelente. A atenção, cortesia e preparo dos anfitriões e equipe foi colocada a prova logo no início, já na apresentação do cardápio do "mini-curso-jantar harmonizado". Para todos os comensais que tinham alguma restrição ou gosto alimentar incompatível com o menu proposto, a casa gentilmente se propôs a substituir os pratos. Atitude mais do que bacana, louvável, por se tratar de um cardápio fechado e criteriosamente estudado e elaborado para harmonização com os vinhos que seriam degustados. Nota 10 para a Santé!
O jantar, composto de entrada, dois pratos principais e sobremesa estava maravilhoso. Como entrada tivemos um duo tartar de salmão e filé mignon, acompanhado de dois vinhos: um espumante italiano (Mionetto Vivo) e um vinho branco riesling australiano (Long Row Riesling 2010).


Impressionante combinação... o espumante casou divinamente com a delicadeza do salmão, enquanto que para o filé temperado com um toque de mostarda, o riesling me pareceu mais equilibrado.
O segundo prato, e primeiro prato principal era um risoto de frutos do mar; deliciosamente temperado e no ponto certo, me ganhou em cheio. A sugestão do sommelier era a combinação com o riesling, já servido, e um  um rosé fantástico. Preferi a segunda opção.

 

Como segundo prato principal, serviu-se Pato ao molho rôti acompanhado de purê de mandioquinha. Esse foi o meu primeiro pato, adorei e quero mais pato! Bem temperado, macio, aromático, foi amor a primeira vista. E para acompanhar e explodir todos os sabores... um tinto italiano da  região Toscana (Centine IGT 2008).


Antes da sobremesa, tivemos uma pequena degustação surpresa de queijo e vinho. Queijo Gorgonzola acompanhado de um colheita tardia espanhol (Ètim Verema Tardana)... puro mel, e combinado com o queijo parecia uma musse suave de queijo com toques de maçã e claro, mel. Me surpreendi, uma vez que não gosto de vinhos doces, mas harmonizado ao sabor forte do queijo ficou ótimo.


Pra fechar a noite... que já estava incrivel e alegre, tivemos como sobremesa uma tortinha de chocolate amargo guarnecida com uma bola de sorvete de baunilha e um vinho do porto para acompanhar. E chocolate amargo, sempre será meu ponto fraco... a tortinha estava boa demais; agora o vinho do porto apesar de equilibrado com os sabores da sobremesa, definitivamente não é meu amigo, foi facilmente dispensado após o primeiro gole e na minha opinião dispensável, mas é apenas uma questão de gosto.
Adorei o lugar e super recomendo!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Fabbrica di Pizza

Nada pra mim parece combinar mais com pizza, do que aquele domingo a noite super preguiçoso... e ainda tem a opção do delivery... que dispensa todo e qualquer esforço, mas na minha opinião deixa sempre a desejar em qualidade. Pizza boa tem que estar quentinha, com o queijo megaaaaa derretido. Com preguiça ou não... era domingo a noite e aniversário do meu amorzinho... e merecia claro uma bela pizza em um ambiente agradável pra fecharmos o dia sem perder o clima de comemoração; resolvemos ir então até a Fabricca di Pizza em seu novo endereço no Setor Marista. A fachada já é uma boa surprersa... belíssima!!! Rústica, verde e dá pra ver o movimento interior sob uma luz controlada.



Os ambientes são grandes e acolhedores com mobilário charmoso. O atendimento é ótimo e pontual, e a casa conta com alguns detalhes que fazem toda a diferença, suportes para bolsa já alocados ao lado de cada mesa, além de um equipado espaço infantil para quem sai pra jantar na companhia dos pequenos.O cardápio traz opções para todos os gostos e conta até com algumas sugestões menos calóricas, num menu "light". Já a carta de vinhos caminha em outra direção, sem criatividade e com preços salgados. Pedimos pra começar uma pizza "picola"ou pizza pequena nos sabores a la moda e outro que não me recordo o nome - o cardápio está com todos os nomes de pizza em italiano, o que pode até ser charmoso, mas pouco prático.







A pizza chega a mesa fumegante e convidativa, com o queijo bem derretido e a massa tostada na medida certa. Nossa pequna, nossa "picola" na verdade oferece quatro fatias super generosas, o que nos desencorajou a experimentar uma pizza "dulce" de sobremesa, mas não querendo abrir mão totalmente de um docinho pra encerrar a noite, resolvemos pedir um tiramisu para dividir. A sobremesa chega em uma delicada taça de martini em uma porção nada generosa. Não bastasse o susto com a pequenina porção, o sabor deixa muito a desejar; uma verdadeira decepção ao paladar aguçado momentos antes pela maravilhosa pizza.